Ana Silvia Massud Cavalcanti Faustino
Psicóloga CRP 06/94795- Psicoterapia Psicanalítica

 Duvidas Mais Comuns

Q: O que é psicólogo?

Psicólogo é um profissional com formação em curso superior de Psicologia, que atende pessoas com algum sofrimento na área afetiva, emocional, relacional, pessoal, ou ainda, pessoas que não apresentam nenhum problAquarius específico, mas querem refletir sobre alguns aspectos da sua vida ou simplesmente se conhecerem melhor.
Os psicólogos para exercerem psicoterapia devem  estar inscritos no Conselho Regional de Psicologia, órgão cuja finalidade é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão. O número de inscrição, identificado como CRP, deve constar em todos os documentos emitidos pelo psicólogo e o paciente tem a opção de solicitar a apresentação da carteira de identificação emitida pelo conselho.

 Ouvir as pessoas  é inerente ao trabalho do psicólogo para que possa ajudá-las a buscar recursos para lidar melhor com suas dificuldades.
 

Q: Que posso esperar como resultado de uma psicoterapia?

O ambiente psicoterapêutico é um local de acolhimento, onde o indivíduo terá um espaço de escuta e será respeitado em suas crenças pessoais, sendo convidado a refletir sobre as conseqüências de sua maneira de ser e interação com o mundo. O sigilo profissional é uma das condições primordiais neste tipo de abordagem, constando inclusive do Código de Ética deste profissional.

A confiança do paciente no terapeuta é de fundamental importância para o sucesso da terapia e os resultados dependerão muito da participação da paciente, tanto no comparecimento às sessões quanto na disponibilidade em falar sobre os assuntos que o incomodam. Lembrando sempre que os seres humanos são diferentes uns dos outras, por este motivo também são diferentes na dAquariusnda de tempo para se sentirem melhor.

Q: Como escolher um psicólogo?

O importante quando alguém escolhe um profissional em qualquer área, e principalmente na psicologia é que, além de suas qualificações, sinta-se confortável com este profissional e confie que ele poderá ajudá-la. Em geral, a primeira entrevista é o momento no qual o paciente terá a oportunidade de conhecer melhor o profissional, tirar todas as dúvidas e decidir se quer iniciar o processo terapêutico com aquele profissional ou não.

Q: Quando buscar psicoterapia?

A desinformação faz com que algumas pessoas ainda encarem a  busca de tratamento psicológico como algo fora de seus princípios. Tal abordagem não trás benefícios, por outro lado poderá agravar seus problAquariuss além de retardar sua cura.
A psicoterapia é indicada a pessoas que apresentam situações que dificultam sua vida afetiva tais como: depressão, ansiedade, alterações alimentares e do sono.Entretanto também existem pessoas que dela se beneficiam com a busca do auto-conhecimento e do crescimento pessoal.
Todas as pessoas podem fazer psicoterapia, não existe contra indicação, algumas pessoas procuram por vontade própria outras por indicação de algum especialista. O importante é que seja realizada por um psicólogo, sendo que existem várias abordagens e o atendimento pode ser realizado individualmente ou em grupos, família ou casal.

Q: Tem idade certa para iniciar uma psicoterapia?

Não, crianças, adolescente, adultos, idosos qualquer idade pode beneficiar-se da psicoterapia

Como eu sei que uma criança precisa fazer psicoterapia?

Normalmente as crianças dão sinais de que precisam de ajuda, seja na escola, no relacionamento com os amiguinhos, ou mesmo no convívio com os pais ou irmãos. São comuns questões como agressividade,dificuldades de aprendizado, passividade, tristeza, enurese, ecoprese, insônia, pesadelos entre outros.

 

Consultas

Atendimentos

Home

Jacareí

Contato

 

 

Rua das Arraias Nº50,
Sala 510
  Aquarius
São das dos Campos,SP

(12) 3322-0066